quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Vídeo trabalhado na apresentação do GUIA GERAL dia 26/08/09

segunda-feira, 24 de agosto de 2009



Palmácia - distante 65 km de Fortaleza. O nome primitivo do povoado que deu origem ao lugar era Palmeiras.
O topônimo Palmácia, de formação erudita, vem de Palmacea, família botânica das palmeiras. Antes de Palmácia, o nome sugerido foi Pindobal que também significa terra das palmeiras, mas não foi aceito pela população local.
O Município faz parte do Maciço de Baturité e tem população aproximada de 10.838 hab. est. IBGE/2009. Possui, aproximadamente 110 docentes atuando na rede municipal e 20 escolas.
No Programa Gestar II estão inscritos 19 professores que atuarão em torno de 20 salas de Ensino Fundamental.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ontem, dia 19/08/09, na Biblioteca Pública Municipal Professor Vicente Sampaio foi realizado o lançamento oficial do GESTAR II no município de Palmácia. O evento teve a participação dos professores cursistas, grupo de flautas SONATA e Coral Canarinhos da Serra da Escola de Artes CASULO, além da Secretária Municipal de Educação e Desporto Nádia Muniz Saboya, Prefeito Municipal Antônio Cláudio Mota Martins, vereadores, diretores e coordenadores das escolas municipais. Sentimos a disponibilidade dos envolvidos no processo e estamos torcendo que o GESTAR II possa trazer bons frutos para nosso Municipio.

MEMORIAL



Do meu primeiro contato com a escola tenho poucas lembranças, não recordo de muita coisa. Lembro-me que minha professora era meio brava. Na minha alfabetização aprendi a ler por meio do famoso be-a-bá. Meus pais são analfabetos e o discurso que cresci ouvindo foi “a gente é pobre e só pode lhe dá estudo pra ser alguém nessa vida”. O contato que tinha com os livros era apenas os que arranjava na escola, o que demorou a acontecer. Não gostava muito de ler pois ouvia dizer que outras pessoas haviam enlouquecido de tanto ler. Escrever é uma atividade: de interação; Cooperativa;Contextualizada;Necessariamente textual;Tematicamente orientada;Que envolve, além de especificidades lingüísticas, outras, pragmáticas. Recordo com precisão da cópia maçante, até a mão doer, a procura cansativa, até os olhos arderem das palavras com dígrafo que deverá ser sublinhado naquele dia. Ninguém, nessa época, leu para mim, acho que isso me marcou e reflete em minha vida hoje. Muita coisa mudou desde minha infância até os dias atuais, acredito que são poucas as escolas em que os alunos escrevem apenas para o professor e lêem somente para preencher fichas.